Nova Andradina pode ter o mês mais calmo do ano em incidência de furtos

Com média menor em 50%, índice de furtos continua registrando queda consecutiva nos últimos meses

Chegando a uma média de quase 4 casos por dia, Nova Andradina deverá fechar agosto como a menor incidência de furtos do ano. Figurando como o tipo de crime que mais ocorre no município, o total registrado até a manhã desta segunda-feira (21) neste mês é de 44 casos. Em percentual, a média de redução é de 50%.

Assunto de destaque em uma matéria produzida no começo do mês pelo Nova News, o índice de furtos passou a registrar queda desde abril após o maior pico de casos já registrados no mês de março. O número chegou a 120 casos.

Hoje, os números colocam Nova Andradina entre as poucas cidades de Mato Grosso do Sul que registram redução na criminalidade. Cidades do mesmo porte, como Naviraí, não conseguem atingir um patamar comparado ao visto no município polo do Vale do Ivinhema.

Os dados, que o Nova News voltou a apurar, trazem como destaque também a redução nos casos de roubos. De 24 que já chegou em março, mês mais crítico do ano, o total registrado até agora é apenas 8, três vezes menos o grau de incidência.

Cb image default

Comandante do 8º BPM, tenente coronel Alex, comentou a redução - Foto: Luciene Carvalho/Nova News

Na análise do comandante do 8º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente coronel Rodrigo Alex Potrich, a redução dos índices de furtos e roubos tem como fator a junção de esforços das forças de segurança na forte repressão à criminalidade no município. “Com base no sistema Sigo, conseguimos dimensionar a real situação das ocorrências registradas em nossa cidade, e consequentemente, atuar de maneira mais eficaz nas ações de combate”, pontuou.

Os números, do ponto de vista do coronel, ainda não estão dentro do esperado. “A redução de furtos e roubos é significativa, no entanto, não é a ideal já que com o nosso operacional não está em sua capacidade máxima. À medida do possível, vamos trabalhando acima de tudo com empenho e dedicação à sociedade”, enfatizou o comandante.

Como estratégias a serem efetivadas, o comandante diz que ações são estudadas a todo momento para garantir mais redução nos crimes registrados. “Trabalhando em conjunto com as demais forças policiais do município, a PM foca sua atuação em ações precisas que deem resultado. A Força Tática, por exemplo, está empenhada diuturnamente na repressão hoje, em especial, aos crimes de furtos, roubos e tráfico de drogas”, salientou Potrich.

Cb image default

Delegado regional da PC também fez análise da redução da criminalidade - Foto: Luciene Carvalho/Nova News

Comentando o assunto, o delegado regional de Polícia Civil, André Luiz Novelli Lopes, detalhou que a redução significativa do número de furtos de roubos volta a dar uma maior sensação de segurança à sociedade. “Trata-se de crimes contra o patrimônio que incomodam muito a população. Do meu ponto de vista, os números hoje verificados já começam a ter níveis aceitáveis, ao passo que banir a criminalidade não é um problema unicamente da polícia. Questões sociais e pessoas sempre existem no sentido de favorecer a prática criminosa”, destacou.

Para Novelli, “o trabalho em conjunto com as demais forças policiais é um dos principais fatores para aa diminuição da criminalidade, em especial a atuação da Polícia Militar que funciona como um pronto-socorro para dar uma resposta rápida à sociedade. Se os crimes diminuem também é reflexo do trabalho a contento que vem fazendo nas ruas. Quanto à Polícia Civil, não paramos com nossas ações investigativas visando esclarecer os crimes. Mesmo com a soltura de envolvidos nos crimes de furtos e roubos, devido à política nacional de desencarceramento hoje existente, não vamos desacelerar, continuaremos trabalhando para manter a cidade cada vez mais tranquila. Estamos aqui para servir e proteger, essa é a nossa missão”, disse Novelli.

* Publicado originalmente em http://www.novanews.com.br/noticias/policial/nova-andradina-pode-ter-o-mes-mais-calmo-do-ano-em-incidencia-de-furtos 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.