Circuito Vale das Águas aposta na observação de aves para ampliar oferta turística na região

Cb image default
Tesoura-do-campo em Anaurilândia. Foto: João Lucas Benito

Após o “I Bike Rally do Vale das Águas”, o circuito que visa potencializar o turismo nos oito municípios da região aposta na observação de aves como forma de ampliar a oferta turística nessas localidades.

A ideia foi concebida a partir da reativação do Conselho Municipal de Turismo de Nova Andradina e conta com o apoio das prefeituras locais e de instituições, como a Associação Comercial de Nova Andradina (ACINA).

“É uma estratégia para ampliar a oferta turística além do ciclismo, agora com foco na observação de aves, que está em alta e que nós temos em abundancia por conta do Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema”, citou Renato Lazarini, presidente da ACINA.

Para viabilizar o projeto, as entidades têm mantido tratativas com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, visando a ministração de cursos e assessoria técnica para a criação de um roteiro na região, mobilizando todos os municípios.

MS é TOP 10 Mundial na Observação de Aves

Em maio, Mato Grosso do Sul figurou no TOP 10 do Global Big Day de Observação de Aves. A iniciativa mobilizou quase 200 pessoas, distribuídas em 41 equipes por 22 municípios de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa contou com o apoio do Instituto Mamede de Pesquisa e Ecoturismo, pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e pela agência de marketing especializada em Turismo de natureza Passarinweb.

“No total, em Mato Grosso do Sul, foram 336 espécies registradas em 24 horas, número que representa 49,5% das 678 espécies catalogadas para o estado”, revela a bióloga e educadora ambiental Maristela Benites.

Além disso, houve registros de novas ocorrências e de aves raras e ameaçadas como o tesoura-do-campo, encontrado pela primeira vez em Anaurilândia, e o socó-boi-jararaca, em Bodoquena.

As “passarinhadas” aconteceram em áreas protegidas, em casa, em praças, chácaras, pousadas, campings, hotéis, como Refúgio Santa Teresa, em Rio Verde, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, além do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Os registros foram submetidos pelos participantes ao banco de dados da Universidade de Cornell, nos EUA, por meio do aplicativo E-bird, e o time VisitMS oficial, formado por membros do grupo Vem Passarinhar MS, ficou em 10ª posição no ranking global.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.