Visita à indústrias e estabelecimentos comerciais aproxima poder público de empresários locais

Ação do governo de Nova Andradina visa estabelecer ações para tornar empresas mais competitivas

Objetivo é aproximar o poder público do sistema econômico do município (Foto: Bruno Seleguim)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina está realizando visitas às indústrias e estabelecimentos comerciais para verificação in loco do estado da infraestrutura desses locais, acompanhamento do trabalho das empresas e levantamento de demandas que sejam importantes para a melhoria da competitividade dos empreendimentos.

Segundo informações do secretário da pasta, Hernandes Ortiz, o objetivo é aproximar o poder público do sistema econômico do município, ouvir as demandas e apresentar o que o governo municipal pode oferecer no sentido de fortalecer a cadeia produtiva e tornar as empresas mais competitivas.

Esta semana foram feitas visitas a duas empresas situadas no Distrito Industrial José Marques: Brasil CZ e Avenida Móveis Planejados. “Estivemos nessas duas empresas para verificar o processo de trabalho de cada uma delas, conhecer de perto as demandas. Além disso, ser o elo de ligação entre empresas e órgãos como Senai e Sebrae, que tem o know-how para atender nossos empresários”, explica, destacando a preocupação da administração em não tomar decisões de gabinete, sem ouvir as dificuldades e necessidades, in loco.

Ortiz conta ainda que estabeleceu uma agenda semanal para essas visitações. No âmbito comercial, algumas iniciativas que vêm sendo adotadas como cursos, palestras e capacitações foram demandas levantadas após contato com comerciantes e Acina, que representa o setor. “O poder público tem suas limitações, mas também pode dar suporte e assessoramento através de parcerias. Tudo que for possível ser feito, a Semadi trabalhará para garantir que seja. Essa é a orientação do prefeito Gilberto Garcia: valorizar aquele que produz e gera empregos”, encerra.

Mais sobre as empresas visitadas

Na Avenida Móveis, o secretário Ortiz e sua assessoria foram recebidos pelo proprietário Bruno Dantas. A empresa atende não apenas o mercado de Mato Grosso do Sul como também o Paraná e já iniciou um projeto de expansão do seu negócio. A fábrica começou pequena e já está sendo ampliada. Hoje são gerados 17 empregos. A expectativa é contratar outros 7 trabalhadores quando as obras estiverem concluídas.

Já a Brasil CZ, dos irmãos Fernando e Evandro Trachta, é fabricante de coletores Krev (sistema fechado de coleta de sangue para análise) e equipamentos de segurança e medicina veterinária.