Publicado em 17/03/2020 às 11:10, Atualizado em 17/03/2020 às 15:14
* Publicado originalmente na edição de fevereiro do informativo impresso da ACINA
“Comércio Consciente Recicla”! Esse é o tema do projeto apresentado a nós pelo promotor de Justiça, Alexandre Rosa Luz. Uma medida muito importante e que dia após dia ganha corpo, evolvendo agentes públicos e privados em prol de um bem comum: o meio ambiente.
A iniciativa visa à conscientização ao mesmo tempo em que propõe destacar a importância da separação do lixo aliada a um plano efetivo de gerenciamento de resíduos sólidos nas empresas de Nova Andradina.
Para se ter ideia do quanto esse projeto é importante, faz-se necessário que sejam expostos alguns dados, como, por exemplo, o volume de lixo produzido no Brasil, fazendo com que nosso País ocupe a quarta colocação de um ranking extremamente amargo.
O estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo.
De acordo com esse levantamento, são 11.355.220 toneladas e apenas 1,28% de reciclagem. Estamos atrás somente dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º).
No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem tratamento e, em muitos casos, em lixões a céu aberto. Aproximadamente 7,7 milhões de toneladas de lixo são destinados a aterros sanitários.
Em breve, divulgaremos novas informações sobre o projeto “Comércio Consciente Recicla”, mas, desde já, que possamos dar o exemplo por um futuro sustentável aos nossos filhos e netos.