Publicado em 26/08/2021 às 10:57, Atualizado em 26/08/2021 às 15:00
A organização do trade e o lançamento deste plano estratégico de ação colocam Nova Andradina num novo patamar de desenvolvimento do turismo
Diante da retomada dos eventos e do turismo com o avanço da vacinação e a diminuição dos casos de Covid-19, Nova Andradina realizou o lançamento do Plano Municipal de Turismo.
Representantes do trade turístico, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Acina, Sebrae, Senac, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), universidades e dos poderes executivo e legislativo municipais discursaram na solenidade, realizada na noite de quarta (25), no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, com transmissão por meio de uma live ao vivo no Facebook da Prefeitura.
O plano de gestão e marketing é resultado de inúmeras reuniões capitaneadas pelo Comtur que tiveram o envolvimento de instituições públicas e privadas, apoio técnico do Sistema S e do Governo Municipal.
Segundo a presidente do Comtur, Carolina Higashi Kunimatsu, este plano foi concebido pensando Nova Andradina como cidade polo da região Vale das Águas. “O objetivo é direcionar o rumo e alavancar o turismo nos próximos anos, fomentando todos os setores da economia local”, frisou a gerente do Hotel B&S.
Falando em nome da Fundtur-MS, Diego Garcia Santos, exaltou o processo de construção deste plano construído com a participação de vários setores. “Na atividade turística o poder público tem o dever de apoiar as ações dos empreendedores e vem fazendo em Nova Andradina, mas é o setor privado que deve estar à frente da gestão porque o turismo não respeita gestões, mandatos. Por isso, parabenizamos a comunidade pelo envolvimento”, comentou o assessor de gabinete. E complementou:
“A atividade turística pode mudar o território, trazer dinheiro, gerando emprego, renda e mais impostos para o município poder investir na população. O estado está trabalhando o turismo de forma regionalizada, para aumentar a atratividade dos municípios. A Fundtur está de portas abertas a Nova Andradina. Vamos trabalhar em conjunto e alavancar o turismo na região do Vale das Águas”, frisou Diego.
Para o secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, a organização do trade e o lançamento deste plano estratégico de ação colocam Nova Andradina num novo patamar de desenvolvimento do turismo.
“Estamos fazendo a lição de casa. As coisas não acontecem por acaso e não se pode fazer nada sozinho. Temos que somar e quando se soma, dividimos os esforços. Todos ganham. Demos passos importantíssimos para fazer o turismo acontecer. Aprovamos a lei orçamentária, onde recursos foram direcionados ao setor para criar condições para fomentar o lazer, os eventos, os negócios, as competições esportivas ou o turismo religioso. Também avançamos no Cadastur, nas ações de marketing. O governo municipal está à disposição no que for preciso, apoiando e ofertando infraestrutura para consolidar Nova Andradina como um dos principais destinos de MS”, encerrou.