Nova Andradina adere ao projeto “MS Vacina Mais” para fortalecer estratégias de imunização

Município busca ampliar cobertura vacinal em parceria com o Estado, recebimento de incentivo financeiro e treinamento para equipe de saúde

Cb image default
Divulgação

Nova Andradina integra os 79 municípios de Mato Grosso do Sul que aderiram ao projeto “MS Vacina Mais”, uma iniciativa estadual que visa fortalecer as estratégias de imunização em todo o Estado. O projeto engloba busca ativa, horários estendidos e melhoraria na cobertura vacinal em quatro vacinas importantes: Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica e Tríplice Viral. Além disso, busca atingir a meta de 90% na vacina contra a Influenza.

Buscando alinhar as práticas locais com as diretrizes estaduais, promovendo uma abordagem consistente e eficaz no processo de vacinação, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde de Nova Andradina passaram por um treinamento promovido pela Coordenadoria Estadual de Imunização.

O treinamento, ministrado pelo gerente da coordenadoria, enfermeiro Frederico Jorge Pontes de Moraes, e pela técnica, a enfermeira Elisangela Ribeiro Araújo do Vale, abordou desafios, estratégias, políticas estaduais de imunização, calendário vacinal, atualizações e contexto de distribuição das vacinas, incluindo estudos de caso.

Além da formação continuada, a equipe da Coordenadoria Estadual de Imunização visitou as unidades de saúde de Nova Andradina, aplicou questionários e fez orientações para aprimorar as práticas locais.

O secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, destacou que Nova Andradina receberá um repasse de incentivo financeiro estadual de custeio no valor de R$ 70 mil, fortalecendo as ações estratégicas de vacinação para a população.

“A parceria com o projeto MS Vacina Mais não só contribui para a qualificação da equipe de saúde, mas também fornece um repasse financeiro que realizará ações estratégicas de vacinação no município, beneficiando diretamente a população de Nova Andradina”, sublinhou Ortiz.

O Gerente da Coordenadoria Estadual de Imunização, explicou que esse projeto contribuirá significativamente para o avanço das práticas de imunização no município. “Como parte das ações do projeto MS Vacina Mais, a capacitação abrangeu desafios, atualizações e contextualizações sobre as políticas estaduais de imunização”, evidenciou Moraes ao destacar a importância da formação continuada para garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para oferecer um atendimento de qualidade a população.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.