Proprietários de bares, lanchonetes, conveniências, restaurantes e demais comércios que funcionam no período noturno são alvos de uma blitz que está sendo realizada pela Prefeitura de Nova Andradina em parceria com as forças de segurança com a finalidade de orientar comerciantes e clientes sobre a necessidade de cumprir as normas de segurança e saúde pública para evitar o avanço da Covid-19.
A megaoperação tem caráter educativo e conta com a participação efetiva de servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Serviços públicos (fiscalização de posturas), Procuradoria Geral do município, com apoio da Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Força Tática e Promotoria de Justiça.
As equipes percorrerão vários pontos da cidade. Nos locais, as autoridades irão abordar os comerciantes e clientes para solicitar o cumprimento das medidas previstas nos decretos municipais com relação ao uso de máscaras, utilização o álcool em gel, distanciamento de 2 metros entre mesas, capacidade reduzida em 50% da lotação, horário de funcionamento até às 22 horas, entre outras.
Na última semana, a Prefeitura editou um novo decreto em que torna obrigatório o uso da máscara em locais de uso coletivo, públicos e particulares. Em caso de descumprimento, o infrator está sujeito a sanções como advertência, multa, interdição de 120 horas ininterruptas e até cassação de alvará.
Nas palavras do titular da saúde, a proposta da blitz não é punir os estabelecimentos, mas conscientizar as pessoas. Porém, aqueles que estiverem atuando em desacordo com as resoluções municipais serão punidos.
“O foco é a orientação. Não há interesse em fechar nenhum comércio. Todos podem funcionar, mas de forma segura, para preservar a vida das pessoas. Não enxergue o uso da máscara pelo fato do cumprimento da lei, mas pelo gesto de respeito e empatia que você pode estender no seu dia a dia”, informa Sérgio Maximiano.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.