A metodologia de Design Thinking visa compreender a vida do consumidor para prever comportamentos e necessidades futuras. Baseado em quatro fases: imersão, ideação, prototipação e realização, o processo é centrado na interação com o cliente e na empatia identificando os problemas, desenvolvendo soluções para testá-las. Por isso, o Ecossistema de Inovação de Nova Andradina, apoiado pelo Sebrae/MS, realizou a oficina “Design Thinking com Marcelo Siqueira”, na Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (ACINA).
O intuito do evento, que durou quatro horas, foi o de levar até os participantes ferramentas de criação de novos produtos, serviços, processos e resolução de problemas. Desenvolvedor há mais de 20 anos, o facilitador da oficina, Marcelo Siqueira é formado em Tecnologia da Informação, e tem um vasto currículo que vai desde MBA em Design Thinking & Gestão de Pessoas a MBA Big Data e Inteligência Competitiva
Para o Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Claudio Zárate, oficinas como essa são muito importantes, pois são relacionadas com a inovação. “Quanto mais sistematizado for um processo de ideação, de tomada de decisão, de entendimento dos problemas, mais fáceis serão as soluções encontradas. Então, uma oficina como essa é essencial”, ressalta.
Trazendo para o campo empresarial, a ferramenta do design destaca-se por empregar a desejabilidade, um dos três pilares (viabilidade, praticabilidade e desejabilidade) compostos para o equilíbrio do projeto para garantir melhores soluções. Ou seja, quando se usa design em um projeto, significa que todo o trabalho é orientado pelas pessoas envolvidas naquele contexto, considerando clientes, colaboradores, usuários e outros indivíduos. Além de empreendedores, estudantes também puderam aproveitar o evento, como Gabriel Novaes, que cursa de Engenharia de Produção. “São ferramentas que eu posso aplicar melhor dentro da empresa futuramente. Também achei muito interessante, pois é um negócio que está em alta agora”, afirma.
Já para o analista-técnico do Sebrae/MS Hítalo Silva, a metodologia do Design Thinking também está nessa empregabilidade de diversos tipos de públicos. “Acredito que a oficina traz várias ferramentas que são importantes para aquelas pessoas que estão participando, para que elas possam aprender a utilizar nas suas vidas, seja na modelagem do seu negócio, na modelagem de um novo produto ou serviço. E é fundamental que haja mais oficinas como essas, porque com isso contribuímos para geração de novas ideias de negócio, de potenciais startups, e estimulamos o desenvolvimento do ecossistema de inovação dentro do município”, finaliza.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.
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