Senac MS firma parceria com o Estado para oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional

O diretor do Senac MS, Vitor Mello, assinou termo de parceria entre a instituição e o Governo do Estado, para oferta de cursos gratuitos ao programa “Capacita Juventude”, que qualifica jovens em diversos municípios de Mato Grosso do Sul. A parceria foi assinada pelo secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Sergio Murilo Mota, e pelo diretor executivo da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, Ian Odara Araújo Leal.

Por meio da parceria, serão realizados cinco cursos gratuitos na modalidade de ensino a distância, com 40 vagas cada, totalizando 200 vagas gratuitas. Os cursos serão ofertados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Naviraí, Paranaíba, Terenos e Três Lagoas. O objetivo é atender o público jovem em estado de vulnerabilidade social, gerando oportunidades de inclusão no mercado de trabalho.

O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, explica que a parceria deu início diante da demanda apresentada pela Subsecretaria da Juventude, para a oferta de qualificação de mão de obra para os jovens, que precisam se inserir no mercado de trabalho. “A partir da demanda apresentada, criamos um cronograma dos cursos, com a proposta que atendesse a necessidade desses jovens e com cursos em áreas com ampla oportunidade de atuação. Nosso objetivo, dentro da missão do Senac que é educar para o trabalho, é oferecer a esses jovens a qualificação e oportunizar o acesso ao emprego, contribuindo para todo o processo de impulsionamento da economia do Estado”, afirma Vitor Mello.

O primeiro curso foi realizado em fevereiro, e o segundo tem início neste mês de março, na área de vendas, e outros três cursos têm início nos meses de abril, maio e junho, na área da tecnologia da informação.

O subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal, destacou a importância da parceria com o Senac-MS, para o projeto. “Essa parceria vai proporcionar a qualificação da mão de obra em áreas com grande demanda do mercado, e proporcionar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Essa parceria com o Senac é fundamental para que isso se concretize e os nossos jovens tenham essa oportunidade”, diz.

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Sergio Murilo Mota, a parceria vai proporcionar o acesso dos jovens ao primeiro emprego, e que isso só é possível com capacitação. “Sabemos da necessidade e da importância da qualificação profissional para todos os segmentos e idades, mas para os jovens, que não têm a experiência, a capacitação se torna essencial para encontrar seu espaço no mercado de trabalho, principalmente nesse momento difícil que o País atravessa”, afirma.

Cb image default
Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.