PL do Dia S é aprovado no Mato Grosso do Sul como data de valorização do Sistema Comércio

Assembleia Legislativa aprova projeto de lei que institui o Dia S no calendário estadual; em Campo Grande, a data já foi sancionada por meio de lei municipal

Cb image default
Divulgação

O Sistema Comércio passou a contar oficialmente com uma data comemorativa em nível estadual: o Dia S. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o Dia Estadual do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF e Sindicatos Filiados, a ser celebrado anualmente em 16 de maio. A medida reconhece o papel fundamental dessas instituições no desenvolvimento econômico, social e educacional do Estado.

A proposta, apresentada pelo deputado estadual Paulo Corrêa, destaca o impacto das ações do Sistema Comércio nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer, qualificação profissional e responsabilidade social, com alcance em todo o território sul-mato-grossense.

Em Campo Grande, o Dia S também já é realidade: a Lei Municipal nº 7.389, sancionada no dia 20 de março de 2025 pela Prefeitura, inclui a data no calendário oficial da capital, ampliando a visibilidade das iniciativas do Sistema Fecomércio e reforçando o compromisso com a população.

Semana S do Comércio

A oficialização da data estadual ocorre no contexto da realização da Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, uma grande mobilização promovida nacionalmente pela CNC – Confederação Nacional do Comércio, com realização local da Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS, IPF MS e Sindicatos Empresariais.

O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, das 14h às 20h, no Senac Hub Academy, com acesso gratuito. A programação contará com oficinas, palestras com personalidades nacionais, atrações culturais, intervenções artísticas e food trucks, proporcionando conhecimento, lazer e entretenimento à população.

Entre os destaques estão nomes como o especialista Juan Pablo Boeira, o economista Samy Dana e o jornalista Rafael Cortez. A programação artística será embalada por Patrícia & Adriana e artistas regionais.

A ação integra as comemorações dos 80 anos da CNC, destacando o papel transformador do Sistema Comércio em todo o Brasil. “Queremos mostrar à sociedade o impacto das ações do Sesc e do Senac, que só são possíveis graças aos empresários que investem nesse sistema que promove inclusão e qualidade de vida”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Resultados que transformam

Em 2024, o Sesc MS impactou mais de 1,4 milhão de pessoas com ações nas áreas de cultura, lazer, saúde, assistência e educação. Foram mais de 608 mil refeições servidas, 23 mil alunos nas academias, 2.400 estudantes nas escolas, sendo 1.085 com bolsa integral, além de milhares de atendimentos no Hotel Sesc Bonito.

Já o Senac MS formou mais de 36 mil alunos em cursos técnicos e profissionalizantes e atendeu 1.270 empresas com consultorias e formações. Presente em 68 municípios, o Senac ampliou sua atuação com cursos superiores, programas de gratuidade, oficinas e projetos voltados à inovação e à modernização de negócios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.