Parcelas de outubro, novembro e dezembro do FCO Empresarial são prorrogadas

As parcelas de outubro, novembro e dezembro do FCO Empresarial (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) foram prorrogadas para o mês de janeiro de 2021. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (1º) pelo Banco do Brasil, durante reunião do CEIF-FCO (Conselho Estado de Investimentos Financiáveis pelo FCO).

A medida irá beneficiar os pequenos negócios sul-mato-grossenses que contrataram a linha de crédito, já que poderão optar por prorrogar o pagamento das parcelas. O adiamento não será feito de forma automática, desta forma, os interessados devem buscar a instituição financeira onde solicitaram o empréstimo.

Segundo o presidente do CEIF-FCO e titular da secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o Banco Central já havia permitido o adiamento.

“O Banco Central já havia autorizado a prorrogação do pagamento desses contratos para até o mês de dezembro e permitiu a cada instituição financeira fazer o seu regramento. O Banco do Brasil prorrogou inicialmente por dois meses, estendeu por mais dois e, agora, após as solicitações do CEIF, decidiu por prorrogar também as parcelas de outubro, novembro e dezembro”, disse.

“A importância da medida é auxiliar as empresas em especial as micro e pequenas empresas, dando um fôlego no fluxo de caixa para o próximo trimestre, considerando a necessidade de recursos para a retomada dos negócios e as vendas de fim de ano. O empresário deve procurar o banco ou cooperativa que possui o financiamento do FCO Empresarial e fazer a solicitação da prorrogação”, finaliza o analista-técnico do Sebrae/MS, Vagner Teixeira.

Saiba mais

O FCO Empresarial é uma linha com vantagens para os empresários, como a baixa taxa de juros das operações, que varia de acordo com o porte de cada cliente. Outro benefício são os prazos e carências diferenciadas.

Além do Banco do Brasil, outras instituições financeiras operam com o FCO em Mato Grosso do Sul: Sicredi e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). O Sebrae/MS também possui consultorias que auxiliam na decisão de tomada de crédito, por meio do programa Sebrae Orienta. Mais informações em orienta.ms.sebrae.com.br.