A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da SEMEC (Secretaria de Educação, Esporte e Cultura) fez a adesão ao Novo Mais Educação. Inicialmente, o programa será implantado em duas escolas municipais: “Brincando de Aprender” e “Luiz Claudio Josué”, situada no distrito Nova Casa Verde.
O Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.
De acordo com as informações do secretário da pasta, Fábio Zanata, as escolas selecionadas já estão se preparando para o atendimento dos alunos em jornada integral. O governo municipal aguarda apenas a liberação dos recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), por meio do Ministério da Educação, para colocar em prática o programa.
“O planejamento das atividades já foi executado. Além oferecer um reforço pedagógico em matemática e português, a criança terá a oportunidade de permanecer na escola mais tempo vivenciando atividades de socialização e de aprendizagem dentro da área de esportes, cultura, esportes e artes”, afirmou Zanata.
José Gilberto Garcia recordou que a proposta da escola em tempo integral faz parte do seu plano de governo.
“A escola integral propõe trabalhar com o ser humano de forma mais ampla. A educação se cristaliza ensinando por meio da dança, da música, do esporte e outras atividades que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de despertar seu interesse para diferentes áreas. Para pais e mães que precisam trabalhar fora o dia todo, o período integral na escola oferece segurança e a certeza de que seus filhos estão em um ambiente saudável e confortável. É mais um compromisso assumido e que resgatamos neste início do segundo ano de mandato”, declarou o chefe do executivo municipal.
Sobre o Novo Mais Educação
O programa visa à melhoria da aprendizagem dos estudantes, garantindo a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de 5 ou 15 horas semanais no turno e contraturno escolar que deverá ser implementada por meio da realização de acompanhamento pedagógico obrigatório em língua portuguesa e matemática, e no caso da jornada em tempo integral (ampliação de 15h), do desenvolvimento de atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer.
As diretrizes do Novo Mais Educação são: a integração do Programa à política educacional da rede de ensino e as atividades do projeto político pedagógico da escola; o atendimento prioritário tanto dos alunos de regiões mais vulneráveis, quanto dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem, bem como das escolas com piores indicadores educacionais; a pactuação de metas entre o MEC, os entes federados e as escolas participantes; o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados do Programa; a cooperação entre União, estados, DF e municípios.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.