Publicado em 07/01/2025 às 08:38, Atualizado em 07/01/2025 às 09:39
Com a chegada de um novo ano, muitos brasileiros aproveitam para revisar metas e iniciar projetos que tragam crescimento pessoal e profissional. Encontrar ou trocar de emprego pode ser o primeiro passo para um recomeço promissor, especialmente em um mercado que se transforma rapidamente.
Tendências do mercado de trabalho em 2025
O mercado de trabalho global e nacional em 2025 será fortemente influenciado pela automação, inteligência artificial e sustentabilidade.
Profissões como arquiteto de cloud, especialista em dados, gerente agrícola, diretor de inteligência estarão em alta, de acordo com um levantamento do PageGroup, uma consultoria de recrutamento especializado.
Para elaborar a lista, a empresa consultou companhias de pequeno, médio e grande porte de todo o Brasil sobre as necessidades de contratação em 12 setores: bancário, engenharia, agronegócio, finanças, logística, marketing e digital, recursos humanos, saúde, seguros, tecnologia, varejo e vendas.
Seguindo a tendência nacional, Mato Grosso do Sul terá muitas oportunidades na área de engenharia e construção civil O Estado está recebendo grandes indústrias e isso impacta fortemente em novas contratações.
Pleno emprego em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul vive um momento de pleno emprego. Com um mercado aquecido e políticas públicas eficientes, o que não faltam são oportunidades de trabalho em aberto.
De acordo com Marina Dobashi, diretora-presidente da Funtrab, a perspectiva para 2025 é muito positiva, porque o ano de 2024 já mostrou isso com um aumento de emprego e renda.
“O mercado de trabalho em 2025 apresenta desafios, mas também grandes oportunidades. Em Mato Grosso do Sul, estamos comprometidos em promover a qualificação profissional e ampliar o acesso ao emprego de qualidade. Nosso objetivo é fazer com que cada trabalhador encontre seu espaço nesse cenário em transformação, contribuindo para o pleno emprego e o desenvolvimento sustentável da nossa região.”
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), no acumulado do ano de 2024 (janeiro a novembro), o MS gerou 26.776 empregos formais. O crescimento foi de 4,07% em relação ao estoque de empregos do mês de dezembro/2023.
No mês de novembro, os dados setoriais mostram que o melhor resultado foi o do Setor de Comércio (+680 postos de trabalho), seguido pelo Setor de Serviços (+537) e Indústria (+155). Os Setores de Agropecuária e Construção apresentaram saldos negativos de 805 e 746 postos de trabalho, respectivamente.
Projetos de capacitação profissional e iniciativas como os Feirões de Empregabilidade da Funtrab têm contribuído para manter o dinamismo no mercado de trabalho local. A expansão de setores estratégicos, como tecnologia, agronegócio e indústria sustentável, também alavanca as oportunidades na região.
Diante desse panorama, investir em qualificação é essencial para se destacar. Aproveite os serviços gratuitos de intermediação de mão de obra e capacitação oferecidos pela Funtrab para começar o ano com o pé direito.