Publicado em 14/09/2020 às 01:09, Atualizado em 14/09/2020 às 05:10
Especialistas dão dicas sobre como se comportar nas redes sociais para não prejudicar a carreira.
Não é de hoje que as redes sociais possuem força para decidir sua carreira profissional, de certa forma. Casos de pessoas demitidas porque postaram comentários considerados inadequados relacionados a assuntos de grande repercussão na mídia e redes sociais sempre acontecem.
Especialistas acreditam que as redes funcionam cada dia mais como uma vitrine e, se o profissional age de forma desrespeitosa ou preconceituosa no ambiente virtual, dificilmente será diferente na vida real. Por isso, é preciso tomar cuidado para não manchar a imagem ou prejudicar a reputação.
Ana Carolina Meirelles, estrategista e criadora de conteúdo audiovisual, em entrevista ao G1, disse que considera essencial o cuidado com qualquer tipo de postagem nas redes sociais, porque ela pode ser interpretada de forma errada e gerar uma discussão prejudicial para o profissional.
“O ideal é construir o argumento de forma educada e clara e escolher muito bem as palavras para não gerar diversas interpretações”, aconselha.
A especialista lembra que nas redes sociais há sempre pessoas com opiniões divergentes, por isso, assuntos extremamente polêmicos devem sempre ser evitados, principalmente se feitos no momento da emoção.
“Parar, refletir sobre o assunto e usar a razão para construir um argumento pode gerar uma discussão saudável, enquanto atacar pessoas e usar termos e expressões vulgares só gera mais atrito”, orienta.
Ela também ressalta que qualquer ação em uma rede social não termina nela mesma, pois, mesmo que não defenda nenhum ponto de vista, ela está inserida na realidade de quem posta e do pré-conceito do receptor que a observa.
Estão de olho no meu perfil?
Os recrutadores estão de olho no que os profissionais estão postando nas redes sociais. “É realmente uma prática cada vez maior, especialmente agora na pandemia com processos seletivos virtuais”, diz Roberto Recinella, especialista em gestão do capital humano e neurocomportamento.
Segundo Ana Carolina, é possível criar uma imagem sobre as pessoas apenas observando as atitudes delas nas redes sociais. E, para qualquer recrutador, isso não é diferente.
“O candidato pode ter todos os requisitos necessários para ocupar determinada vaga, mas se uma foto ou comentário em alguma rede social passa uma mensagem que vai na contramão dos valores que a empresa prega, esse profissional pode perder a chance”, adverte.
Para Recinella, o profissional que usa redes sociais vai construindo um perfil que deixa rastros na internet. E quando os recrutadores pesquisam, eles veem uma discrepância entre seu perfil nas redes sociais com o que ele está apresentando no currículo. “Isso macula a sua credibilidade e elimina a possibilidade de ser entrevistado”, afirma.
O especialista dá como exemplos fotos do profissional num churrasco totalmente alcoolizado ou em situações vestido com trajes inadequados, além de posts com palavras de baixo calão ou com brincadeiras de mal gosto.
“A imagem fica abalada porque o recrutador vai enxergar isso, então você está colocando um currículo maravilhoso e a pessoa vê você maltratando animal, por exemplo, aí está feito o estrago”.
O que fazer para não ter problemas?
A especialista Ana Carolina Meirelles separou algumas dicas para utilizar as redes sociais sem prejudicar a vida profissional:
As redes sociais são suas e você tem o controle sobre elas. Portanto, você pode escolher postar aquilo que vai gerar admiração e reflexão, e não aversão ou repúdio nas outras pessoas.
Atitudes como “falo mesmo porque as redes sociais são minhas” devem ser revistas. Elas podem ser suas, mas o alcance que um comentário pode ter pode ir além do seu controle e prejudicar a sua imagem.
Quer comentar sobre algum assunto que está na mídia? Meça sua palavras, seja racional e não insulte outras pessoas. Só comente se tiver algo relevante para pontuar e que possa gerar uma discussão saudável e com conteúdo interessante.
Não desmereça ninguém. Quer fazer uma crítica construtiva para alguém? Lembre-se: elogios em público, críticas em particular. O melhor é chamar inbox ou mandar mensagem privada. Evite críticas públicas.
Se a dúvida existe se vale a pena postar ou não, é melhor não postar.
Nunca critique o local que você trabalha, trabalhou, colegas de trabalho ou clientes.
Não faça comentários racistas, misóginos, homofóbicos, entre outros. Qualquer preconceito não é bem visto.
Foque em comentários e postagens positivas, que vão gerar alegria, bem estar e engajamento positivo em quem lê.