Inovabilidade, do inglês, innovability, é um termo relativamente novo e ainda pouco conhecido por muitos empreendedores. O conceito carrega o valor de associar inovação e sustentabilidade na geração de produtos e serviços de uma empresa. Na prática, a inovabilidade é mais um avanço do ecossistema de inovação, no sentido de promover estratégias de desenvolvimento competitivo, rentável e com responsabilidade socioambiental.
O crescimento dos debates políticos entre países de todo o mundo sobre ações de impacto nas mudanças climáticas, a ascensão das práticas ESG (ambiente, social e governança) e o estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas são apenas alguns exemplos de que a inovabilidade é um dos novos pilares para os negócios, independente do porte.
O analista de inovação do Sebrae, Philippe Figueiredo, explica que a inovabilidade é um valor que pode ser aplicado em qualquer negócio, mas costuma fazer parte dos princípios das empresas de grande e pequeno porte por necessidades diferentes. “No caso das grandes empresas, elas costumam estabelecer a inovabilidade para aperfeiçoar processos, mitigar impactos ou melhorar fluxos de operação, por exemplo. São movimentos que acontecem com a empresa em funcionamento. Nos micro ou pequenos negócios, a inovabilidade costuma ser um valor que já nasce com a empresa, que surge em muitos casos para promover impacto social e resolver dores que já foram do próprio dono”, explica.
O futuro da inovação
Com objetivo de discutir sustentabilidade e outros temas que permeiam o universo da inovação, vem aí o 9º Congresso de Inovação da Indústria, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio do Sebrae, que está com inscrições abertas. Durante os dias 9 e 10 de março, de forma online e presencial, o evento reunirá empreendedores, pesquisadores e players de inovação nacional e internacional.
Conceitos de inovabilidade entram em pauta logo no primeiro dia, no palco principal com o CEO do Technology Innovation Institute, Ray Johnson, falando sobre o futuro da sustentabilidade impulsionada pela inovação, a partir das 11h45. Na sequência, a inovação como principal estratégia de sustentabilidade também será abordada no painel com o fundador da Granbio, Bernardo Gradin, o conselheiro da Natura, Pedro Passos, o diretor Executivo de Tecnologia e Inovação da Suzano/A, Fernando Bertolucci e o CEO da VG Resíduos, Gui Arruda.
O 9º Congresso de Inovação da Indústria contará ainda com um espaço oferecido pelo Sebrae para debates que impactam diretamente os micro e pequenos negócios. O Lounge Sebrae terá palestras, mentorias, consultorias e rodadas de negócios para os empreendedores participantes.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.