As festas de Natal e Ano Novo devem impulsionar a economia de Mato Grosso do Sul com uma movimentação estimada em R$ 1,27 bilhão. Desse total, R$ 837 milhões são referentes ao Natal – com R$ 414,8 milhões destinados a presentes e R$ 422,6 milhões para comemorações – e R$ 434 milhões ao Ano Novo, mostrando um aumento significativo em comparação ao ano passado. Os dados são da pesquisa sazonal do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), em parceria com o Sebrae/MS.
A economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, destaca o cenário otimista: “O consumidor sul-mato-grossense está mais disposto a celebrar, o que reflete diretamente na economia. Este é o momento ideal para o comércio se preparar, oferecer um bom atendimento e aproveitar o movimento gerado pelas festas de fim de ano. O gasto médio com presentes de Natal está em R$ 456, e com as comemorações, em R$ 340, valores significativos que contribuem para a nossa economia”, afirma.
Comportamento de consumo no Natal
A pesquisa revelou que 83,49% dos consumidores planejam comemorar o Natal, e 61,23% têm a intenção de comprar presentes. Entre os itens mais procurados estão roupas (47,82%), calçados (27,82%) e brinquedos (26,42%). A maioria, 86,81%, prefere fazer compras em lojas físicas, e 78,68% escolherá o centro das cidades para suas compras. Regiane também destaca que 70,65% dos consumidores preferem descontos para pagamentos à vista, e 66,61% priorizam a qualidade dos produtos.
Celebração e oportunidades no Ano Novo
As comemorações de Ano Novo também terão grande impacto econômico no Estado, com 83% da população disposta a celebrar, especialmente com familiares e amigos próximos (80,98%). O gasto médio para as celebrações de Ano Novo é projetado em R$ 348, sendo que os maiores valores de gasto estão em Três Lagoas (R$ 515,07), Coxim (R$ 443,92) e Campo Grande (R$ 332,10).
Apoio ao empresário local
Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS, enfatiza as oportunidades para o comércio local. “As festas de fim de ano são ideais para fidelizar clientes e fortalecer a economia local. Oferecer boas experiências presenciais, descontos para pagamentos à vista e utilizar as redes sociais de forma criativa pode atrair mais consumidores”, afirma.
Com 87% dos consumidores preferindo as compras presenciais, mas também atentos ao mercado online, os empresários devem se preparar para atender a ambos os públicos. Estratégias como promoções personalizadas, descontos progressivos e combos são recomendadas para os itens mais procurados, como roupas, calçados e brinquedos.
13º salário
A pesquisa também revelou que 44,27% dos entrevistados deverão receber o 13º salário neste ano. A maioria planeja utilizar o benefício para pagar contas (27,48%), poupar (13,34%) ou comprar móveis e eletroeletrônicos (11,63%). Além disso, 10,83% devem usar o 13º para quitar dívidas atrasadas.
A pesquisa, realizada entre os dias 4 e 12 de novembro, entrevistou 1.931 pessoas em 8 municípios de Mato Grosso do Sul, com margem de erro entre 5% e 6% e nível de confiança de 95%.
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