Aeródromo de Nova Andradina pode se tornar peça-chave para o desenvolvimento regional

Nova Andradina vislumbra um futuro promissor para o Aeródromo Municipal, que pode se tornar uma peça-chave no desenvolvimento regional. Nesta terça-feira (16), o prefeito Gilberto Garcia recebeu uma equipe da empresa estatal Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, para uma visita técnica com o intuito de realizar estudos de pré-viabilidade, que visam eventuais concessões.

Segundo o gerente de Projetos Aeroportuários, Raul Sandoval Cerqueira, a visita técnica tem como finalidade caracterizar o aeródromo, coletando subsídios essenciais para o desenvolvimento dos estudos. Aspectos como a infraestrutura existente, demanda estimada, investimentos necessários e vantagens socioeconômicas do aeródromo serão minuciosamente avaliados durante esse processo.

“Nosso objetivo é levantar todas essas informações, não só do município, mas também da região, assim como as condições de infraestrutura do aeródromo municipal. Isso permitirá entender a melhor forma de desenvolvimento para atender à demanda, com vistas a atrair investimentos privados e, eventualmente, decisões de investimentos públicos”, explicou Cerqueira.

Na oportunidade, o prefeito Gilberto Garcia destacou os pontos positivos da cidade, como o potencial econômico, localização estratégica e o interesse de investidores e empresários em abrir novas empresas na região. "O aeródromo é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento do município, e acredito que, com esses estudos em andamento, teremos ainda mais oportunidades de avanço", enfatizou o Prefeito.

A empresa Infra S.A. foi contratada pelo Governo do Estado para realizar estudos preliminares em 20 aeródromos municipais e elaborar planos diretores para cinco aeroportos. O objetivo central desses estudos é analisar a realidade, as características e o potencial de cada aeródromo, identificando oportunidades para concessão, parcerias público-privadas ou operação pelo poder público.

Com a entrega dos estudos preliminares, o Governo do Estado poderá tomar medidas para impulsionar o setor aéreo em Mato Grosso do Sul, promovendo o desenvolvimento econômico e aprimoramento da infraestrutura dos aeródromos regionais.

A reunião com a equipe da Infra S.A., formada por Cerqueira, Janderley Heriberto Carneiro (administrador) e Nicolas Guimarães Ohofuji (assistente técnico), foi acompanhada pelos secretários municipais Júlio César Castro Marques (Infraestrutura) e Juliana Lopes (Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado), e pelo engenheiro do município, Leonardo Bressan.