eSocial libera testes para empresas; conheça novo programa obrigatório

Gustavo Deboleto destacou que obrigatoriedade passa a valer a partir de 2018 (Foto: Santi Comunicação/Assessoria de Imprensa)

Contador esclarece nova exigência do Governo Federal que visa facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores

Já está liberado para testes a plataforma eSocial, uma nova exigência do Governo Federal para otimizar a administração de informações relativas aos trabalhadores, proporcionando às empresas mais produtividade e redução de processos.

De acordo com o contador Gustavo Deboleto, com a nova ferramenta, em uma única declaração vão constar todas as informações referentes às relações trabalhistas, como FGTS, Caged e Rais, previdenciárias, como GFIP e CAT, e fiscais como a DIRF, por exemplo.

“Nesta etapa, o ambiente está liberado a empresas de tecnologia da informação, como forma de preparar o setor produtivo e o próprio governo, com vistas ao uso obrigatório, posteriormente, a todos empregadores do país”, frisa Deboleto.

O cronograma de implantação do eSocial prevê a obrigatoriedade a partir de 1° de janeiro de 2018, para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. Já a partir de 1° de julho de 2018, o eSocial torna-se obrigatório para todas as empresas do país.

“Muitas qualificações já foram ministradas sobre o programa e nós participamos de boa parte delas, então pudemos nos antever a essa obrigatoriedade, nos estruturando para atender essa nova demanda junto às empresas que precisam se adequar”, acrescenta Deboleto.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre o eSocial, basta entrar em contato pelo site www.controlle.cnt.br, pela página www.fb.com/controllems ou na sede do escritório Controlle, à Rua Antônio Emílio de Figueiredo, n°. 2027, Bairro Centro.